Pesquisar este blog

MÚSICA

Última Atualização 29/04/2020

Um breve histórico sobre a minha experiência musical.
Nunca tive o hábito de registrar os eventos aos quais participei. Por isso, este espaço esta em constante atualização, conforme vou recuperando entre amigos e imprensa materiais de divulgação.



Desde a mais tenra idade, tenho esse fascínio pela música. 


Cresci admirando as suaves notas que meu avô materno Vitório de Leonardo, produzia em seus instrumentos.
Meu Avô Vitório de Leonardo. 

Ele herdou essa harmonia de seu pai, que por sua vez, vêm sendo repassada dos nossos antepassados, o pai do pai do pai. A facilidade com que tocava vários instrumentos: Violão, Pandeiro, Violino, Sanfona, Cavaquinho entre outros. Foi o que me incentivou a descobrir esse mundo fantástico da música. 

Entre uma valsa e um chorinho, fui sendo influenciado também pelos meus tios Francisco e Nivaldo a conhecer alguns acordes no violão da música pop: Roberto Carlos e a Jovem Guarda, os Beatles entre outros.

Em casa meus pais fervorosos ouvintes musicais, me apresentarão a Strauss, Ivanovici, Mozart, Beethoven, Bach, Vivaldi entre outros grandes nomes da música erudita. E nesse ecletismo musical conheci vários interpretes da nossa MPB como Chico Buarque, Milton Nascimento, Elis Regina, Silvio Brito, Agepê, Martinho da Vila entre outros tantos nomes.

Mas, meu estudo da música começou oficialmente no segundo ano escolar (com 8 anos de idade) quando me inscrevi na Fanfarra da escola. Assim tive a oportunidade de aprender com o Maestro, as primeiras partituras. E a tocar alguns instrumentos como: Bumbo e Surdo (1974), Caixa e Repique (1975), Tuba e Cornetão (1976) até chegar no Piston (1977) quando me tornei: Regente Juvenil de 1977 a 1979.

Fanfarra Escolar
 Eu e o Maestro  1974 

De 1977 a 1979 participei do coro litúrgico infantil da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jaguaribe - Osasco-SP. 

Resultados da pesquisa

Resultados da Web


Em 1980 (com 14 anos de idade) interessado em participar de um Festival de Música Estudantil iniciei o estudo do Violão. Foi a necessidade de me aprimorar que me fez procurar uma escola perto de casa chamada Vila dos Artistas (infelizmente encerrou suas as atividades).
Nesse Projeto Estudantil Metropolitano da Grande São Paulo - categoria Infanto-Juvenil participei minhas composições: "Sob o Sol" e "Cantar é a Razão de Viver" (em parceria). Meu professor de violão da época "Mafalda" é quem me ajudou nas gravações (em fita K7 fazendo as interpretações). Minha voz de adolescente (voz instável, desafinada, grossa, fina) não permitiu que eu as interpreta-se.

De 1981 a 1985 ingressei em um conservatório musical da cidade para desenvolver as técnicas desse instrumento, violão.


A religiosidade sempre esteve presente em minha vida. E entre tantas atividades que fiz na igreja uma delas foi a de cantar. 

Assim, de 1981 a 1987, participei de vários festivais religiosos. Um deles foi o FESMAR – Festival de Maria, como interprete. Onde ganhamos destaque e a premiação de primeiro lugar em várias delas.
Fesmar - 1983

Nesse período também participei da Pastoral Litúrgica onde participei de várias celebrações tocando nas missas.

Participando das pastorais da Crisma e do Jovens, realizei várias apresentações em igrejas e retiros, interpretando músicas religiosas e da MPB, no período de 1981 a 1990. 

Na fase colegial  participei de dois festivais:
Em 1985, participei do II FICAYA – Festival da Canção – cantando e tocando as minhas Músicas: "Gotas do Tempo" e "Véspera do Nada".

E em 1986, participei do III FICAYA – Festival da Canção – cantando e tocando as minhas músicas: "Século Vinte e Um" e "Eterna".


   

 



De 1986 a 1990 - professor de violão popular,  no decorrer desses anos fui aprimorando e criando um método próprio para iniciantes.
De 1987 a 1989 tocando de bar em bar nas noites de São Paulo. Em restaurantes e confraternizações familiares.

1988 a 1994 - Formação da Banda Surya com meus primos Cacá Bateria, Ricardo Guitarra/Vocalista, 
Cibeli Vocalista, meu irmão  Rei Bass Contrabaixo,  e eu (Wladi) no violão/Voz. Nesse período tocamos em vários eventos como: aniversários, casamentos, bares entre outros.




1990 - Atuando em Grupos de Jovens ministrei junto com a equipe os Cursos de Dinâmicas e Liderança Cristã para jovens, onde fiquei responsável pela execução das músicas, da animação e das reflexões e debates.


1992- Fui convidado para  Homenagear os alunos da Oficina de Artes da Escola de Artes da Prefeitura de Osasco-SP,  Interpretando a música Aquarela do Toquinho e outras como solista no Coral Estrada da Vida.

Em 1992 fui convidado com muita honra a uma pequena participação no Musical Rosas de Nossa Senhora, de Celestino Silva, com o Coral do Grupo de 3ª Idade “Estrada da Vida”, regido pela diretora Musical e Vocal Márcia Rizzardi.
1992 - No II Encontro de
Corais em Osasco/SP

Nos apresentamos em Osasco no II encontro de Corais da cidade e diversas apresentações em praças públicas e espaços culturais. 

Com o objetivo de propagar a cultura a todos, nos  apresentamos também em algumas cidades do interior de São Paulo.
1992- Fui convidado a interpretar algumas músicas clássicas da nossa MPB no Salão Nobre da Prefeitura de Osasco-SP, pelo encerramento das atividades uma pequena homenagem aos funcionários públicos e familiares.

1993 participei de apresentações Musicais em várias entidades sociais na cidade de Osasco, Violão e Voz.

   

 


Em 1993, fui convidado a participar da 1º Ação Global em Osasco, realizada pela Rede Globo, Sesi e Afiliadas, com o apoio da Secretaria de Cultura de Osasco. Nessa ocasião, tive a oportunidade de interpretar algumas musicas do repertório (MPB). E em um segundo momento participei com o Coral da 3ª idade Estrada da Vida, como solista, no espetáculo Rosas de Nossa Senhora.



1993 - Convidado para homenagear a Escola de Artes de Osasco-SP, em razão do seu aniversário, 23 de abril, com músicas tradicionais da nossa MPB.

1996 - Participei no espetáculo: Etern(a) Idade quem sabe? 

Texto de Benedito  D. Mariano, responsável pela parte musical do espetáculo.

De 1996 a 1999 - Continuei ministrando aulas e o violão sempre presente, nas rodas com os amigos ou nas confraternizações familiares.



Em 2002, participei II Festival de Cantores da Rádio Capital (centro de São Paulo), onde ganhei em 1º lugar interpretando musicas da nossa MPB e Bossa Nova. Foram quatro semanas disputando com excelentes interpretes da noite paulista. Com a generosidade do público e dos jurados consegui esse prêmio.
Campeão do II Festival de Cantores
da Rádio Capital

De 2012 a 2018, participei do Círculo Aliança do Encontro de Casais com Cristo da Igreja São Gabriel da Virgem Dolorosa em Osasco-SP. onde com meu parceiro de Viola Valdemar, atuamos na animação litúrgica do grupo. Seja, nos encontros de oração como nos  encontros de confraternização.



De 2012 a 2017 na Pastoral do Batismo da Igreja São Gabriel da Virgem Dolorosa equipe de animação litúrgica.
Preparação do Batismo - maio/2015


Preparação do Batismo - Abril 2015

Celebração do Batismo  -  Abril/2015

Em 2015, voltei a ministrar curso de violão popular em grupo (músicas Católicas) na Igreja que participo: Igreja São Gabriel da Virgem Dolorosa em Osasco - SP. 
Retomei, também com  meu método Violão para Iniciantes em aulas particulares (individual) com músicas populares.

Em 2016 , consegui realizar um sonho antigo, ingressei na faculdade de licenciatura em Música na Unimes (Universidade Metropolitana de Santos), onde  graduei como Educador Musical de Crianças, Jovens e Adultos.


Em 2016, Apresentação com minhas as filhas (Eu no violão/voz, Giovanna Violino e a Júlia Voz), Homenagem dia dos Pais na escola delas (Fundação Bradesco)

Em 2016, formação da Leo´s Family Band, (Banda dos Primos Leonardo), confraternização anual de toda a família dos Leonardos.


Da Esq. para Dir. = Rey Bass (Irmão), Eu (Wladi), Vine (Primo),  Ricardo (primo), Cibeli (prima), Pedro (Primo)

Da Esq. para Dir. = Rey Bass (Irmão), Eu (Wladi), Vine (primo), Cacá (primo)



Da Esq. para Dir. = Vine (primo), Rey Bass (Irmão), Eu (Wladi), Júlia (Filha), Giovanna (Filha)


Banda Completa => Agnaldo (primo), Ricardo(primo), Wladi(eu), Vine(primo), Cacá (primo), Rei Bass (irmão), Cibeli (prima), Felipe(primo), David (agregado), Pedro (primo), Giovanna(filha), Júlia(filha)




Em dezembro de 2017 a julho de 2018, a convite do Diretor Geral do Colégio Interativo Pestalozzi, Sr.  Alexandre Costa Berbel, assumi o cargo de Coordenador do Projeto Pestalozzi Música. 

Fui responsável pela criação do projeto (e por esse logo simbolo do projeto).  Ler mais ...



O convívio musical na escola levou a uma parceria entre as professoras do Fundamental 1: Patricia, Cris e Bruna, com a Coordenadora Pedagógica Sra. Cecilia, e o Diretor Geral Sr. Alexandre do Colégio. Trabalhei em cima do material que eles me forneceram, fiz alguns ajustes poéticos, uma melodia alegre e assim nasceu essa música em comemoração aos 5 anos do Colégio Interativo Pestalozzi em Osasco-SP. Essa música ficou carinhosamente sendo chamada como o "hino" do colégio: https://www.youtube.com/watch?v=qJNHmEyIMWU.


Em Março de 2018,  nasce a empresa  Wladi Instrutor de Música, Arte e Cultura em Geral, prestador de serviços, ministrando cursos culturais, principalmente o de violão: aulas particulares, em instituições e igrejas.

2019 - Criação do Grupo GAMUSCE ( Grupo de Animação Musical Santa Cecília)
Um grupo de voluntários se reúnem para  desenvolver um trabalho de animação musical em: igrejas, hospitais, clínicas, asilos, orfanatos e instituições em geral. Levando conforto e momentos de alegria para quem precisa. Através da música com letras do cotidiano e religiosas com mensagens positivas e de fé transmitir o nosso melhor, proporcionando alegria e bem-estar à todos que nos ouvem e assistem. Blog do Gamusce Clique Aqui.


De Abril a Agosto de 2019 - Oficina Violão Popular na Escola de Artes César Antônio Salvi da Secretaria de Cultura de Osasco/SP, no total de 53 alunos matriculados.



De Setembro de 2019 até março de 2020 - Estive ministrando aulas de violão União Coworking - Osasco SP, aulas foram paralisadas por causa do coronavírus, responsável pela pandemia de 2020, que devastou o mundo todo.

Nesse espaço, ministrei oficinas e cursos de violão popular iniciante.

  • Oficina: Aprenda a Tocar Músicas Infantis,  público Alvo Professores e pessoas interessadas em desenvolver atividades musicais com crianças.
  • Oficina Violão Iniciante público alvo pessoas interessadas em iniciar o estudo desse instrumento.



 








Em março de 2020, em virtude da pandemia do Covid-19, iniciei aulas de violão online (via videoconferência), utilizando recursos como:  Google Sala de Aula e Google Hangouts.




Em 2020 (novembro) baseado no texto Orto e Grafia de Jorge Ribeiro, criei a música "Casamento Orto e Grafia" a convite da Malu do Canal do YouTube VertiMundo. Como pode ser visto no vídeo abaixo:


Em 2021 (janeiro) em parceria com a Malu do Canal do YouTube VertiMundo, criamos a abertura do seu canal. Uma experiência emocionante e muito divertida como pode ser visto abaixo:


Em 2021 (janeiro) em parceria com a Malu do Canal do Youtube VertiMundo, criamos a música  "Inscreva-se no Canal" para os seus vídeos no YouTube.  Mais uma vez me sentido honrado pelo convite e confiança como pode ser visto no vídeo abaixo:











E em breve mais novidades...



  Sobre meus certificados na área musical acesse: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário