1º FIC FOCO 2012
(Festival Interno de Curtas - FOCO)
Aconteceu nesta última semana de setembro/outubro de 2012, o primeiro festival interno de curtas do grupo Foco.
Tive a honra de poder prestigiar este evento que iniciou no dia 24 de setembro e terminou no dia 2 de outubro com 30 indicações e 13 premiações. Que se não foi melhor teve o mesmo brilho e emoção de um Oscar.
O Juri foi composto pelos atores Maria Paixão Jesus, Filipe Macedo e eu (Wladi).
DIA 24 DE SETEMBRO
# Coração de Papel - Drama - AUTORES: Lucas Maciel e Vick Fernandes. DIREÇÃO: Vick Fernandes. FIGURINO: Rafael Felipe e Giulia Abreu. CENOGRAFIA: Beatriz Lanay e Renan Parussolo. SONOPLASTIA: Vick Fernandes e Renan Parussolo. MAQUIAGEM: Rafael Felipe.
ELENCO: Beatriz Lanay, Giullia Abreu, Lucas Maciel, Rafael Felipe, Renan Parussolo e Vick Fernandes.
# Meus Contos - Comédia/Infantil - AUTORA/ DIREÇÃO: Juliana Lemucchi. FIGURINO: Gabriela Hespanhol. CENOGRAFIA: Luiz Rodrigues SONOPLASTIA: Juliana Lemuchi MAQUIAGEM: Jéssica Rodrigues.
ELENCO: Gabriela Hespanhol, Giovanna Sena, Jéssica Rodrigues, Juliana Lemucchi e Luiz Rodrigues.
DIA 25 DE SETEMBRO
# Brasil, um país de todos? - Drama - AUTORA/ DIREÇÃO: Carla Camargo. FIGURINO: Daniel Morgado. CENOGRAFIA: Coletiva. SONOPLASTIA: Carla Camargo e Gustavo Hikaru. MAQUIAGEM: Daniel Morgado.
ELENCO: Andrews Patrick, Beatriz Silva, Carla Camargo, Daniel Morgado, Gustavo Hikaru e Letícia Sanches.
# Epílogo - Drama - AUTORA/ DIREÇÃO: Bruna Calheiros. FIGURINO: Mariana Passos. CENOGRAFIA: Bruna Calheiros. SONOPLASTIA: Mariana Passos. MAQUIAGEM: Amanda Prado.
ELENCO: Amanda Prado, Bruna Calheiros, Karla Araújo, Mariana Passos e Thiago Malícia.
DIA 26 DE SETEMBRO
# Lugar ao Sol - Drama - AUTOR: Richard Cação. DIREÇÃO: Laís Damasceno. FIGURINO/ CENOGRAFIA/ SONOPLASTIA: Coletiva. MAQUIAGEM: Laís Damasceno e Hellen Queiroz.
ELENCO: Fernando Taveres, Hellen Queiroz, Karolline Silveira, Laís Damasceno, Richard Cação e Rodrigo Paz.
# Tocando a Vida - Comédia - AUTOR: Larissa Peneluc, Matheus Papp e Paloma Maeli. DIREÇÃO: Paloma Maeli. FIGURINO: Bruna Lima. CENOGRAFIA/ SONOPLASTIA: Coletiva. MAQUIAGEM: Bruna Lima.
ELENCO: Bruna Lica, Camila Gomes, Giovanna Sena, Larissa Peneluc Matheus Papp e Paloma Maeli.
DIA 28 DE SETEMBRO
# Relato de um sobrevivente - Drama - AUTOR: Gustavo Carraresi e Marco Marangoni. DIREÇÃO: Gustavo Carraresi. FIGURINO: Ana Nogueira e Giulia Alanis. CENOGRAFIA: Marco Marangoni e Ana Grabriela Brito. SONOPLASTIA: Gustavoi Carraresi. MAQUIAGEM: Ana Nogueira.
ELENCO: Ana Gabriela Britto, Ana Nogueira, Giulia Alanis, Gustavo Carraresi e Marco Marangoni.
# Já Dizia Hitchcock - Drama/Comédia - AUTOR/ DIREÇÃO: Carlos Catelan. FIGURINO: Ayise Chris. CENOGRAFIA: Letícia Drielly. SONOPLASTIA: Matheus Fernandes. MAQUIAGEM: Naomy Santos e Mariana Santos.
ELENCO: Ayise Chris, Carlos Catelan, Letícia Drielly, Mariana Santos, Matheus Fernandes, Naomy Santos.
DIA 01 DE OUTUBRO
# Vanguarda Cínica - Drama - AUTOR: Luana Amaral e Renato Morinto. DIREÇÃO: Renato Morinto. FIGURINO/ CENOGRAFIA: Coletivo. SONOPLASTIA: Renato Morinto e Luana Amaral. MAQUIAGEM: Coletiva.
ELENCO: Laís Martins, Luana Amaral, Matheus Viana, Mayla Salomão e Renato Morinto.
# Impasse - Drama - AUTOR: Lo-Ruama Costa. DIREÇÃO: Geovana de Souza. FIGURINO: Gabrielle Sibuya. CENOGRAFIA: Lorena Gasques e Jean Contreras. SONOPLASTIA: Geovana de Souza e Lo-Ruama Costa. MAQUIAGEM: Coletiva.
ELENCO: Gabrielle Sibuya, Geovana de Souza, Jean Contreras, Lo-ruama Costa e Lorena Gasques.
ARTISTAS PREMIADOS "TROFÉU"
Vou manifestar aqui mais uma vez a grande honra que senti em compartilhar deste evento, que foi tão bem cuidado pela direção e organização do evento.
É bom saber que tem uma escola investindo não só em todo o processo educacional como se é de esperar, mas também na "educação informal": na aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos; na capacitação dos indivíduos para o trabalho, por meio da aprendizagem de habilidades e no desenvolvimento de potencialidades; a aprendizagem e exercício de práticas que capacitam os indivíduos a se organizarem com objetivos comunitários, voltadas para a solução de problemas coletivos cotidianos; a aprendizagem de conteúdos que possibilitem aos indivíduos fazerem uma leitura do mundo do ponto de vista de compreensão do que se passa ao seu redor. E o resultado da soma de todos esses valores, pudemos ver abrilhantados no palco com tamanho talento por estes jovens atores e atrizes.
Sim, outra grande parcela de culpa vai para o mentor do grupo Foco Luccas Papp, que impressiona pela juventude e tamanha sapiência.
Por isso volto a repetir a todos que concorreram a premiação, podem TER CERTEZA de que não ouve ganhadores e/ou perdedores. Somente VENCEDORES. Pessoas que ultrapassaram os seus limites, enfrentando os seus medos, o público. Se entregando neste jogo que é fazer teatro com total interdependência, responsabilidade e compromisso. Fiz questão de chegar sempre um pouco antes para observar os bastidores e o que me chamou atenção foi o espírito de equipe: carregando bancos, preparando figurinos, correndo daqui para ali, para que tudo desse certo. Também sabemos que foram horas e horas de ensaios, de um tempo sem tempo que foi desprendido para demonstrar o resultado de uma dramaturgia riquíssima em detalhes de cenários, figurinos e sonoplastia.
E na noite da premiação o sentimento sublime e nobre dos grupos, que se tornaram um só corpo torcendo e vibrando por todos, me emocionou. Era um sentimento cercado de companheirismo que há muito eu não via.
Este Festival, me deu a certeza, que no futuro estaremos bem representados, por uma geração que vêm (na Graça de Deus) muito bem preparada e consciente.
Finalizo este meu comentário, reforçando a ideia que o melhor prêmio todos vocês já receberam, que foram os aplausos e o reconhecimento do público pelo excelente trabalho realizado. PARABÉNS!!!